quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Genética Básica do Guppy

Genética Básica do Guppy

Quando temos a intenção de realizar reprodução seletiva de guppy é importante prever, na medida do possível, os resultados dos cruzamentos que fazemos a fim de compreender como ocorre a transmissão de características hereditárias de pais para filhos. Para isto, é necessário ter pelo menos alguns conhecimentos básicos de genética, como será explicado a seguir.
Os genes são seqüências de DNA que estão localizados em uma determinada posição (locus) dentro de um cromossomo.
Os cromossomos são associados em pares, em todas as células de organismos vivos que se reproduzem sexualmente, com excepção das células sexuais (gâmetas), que são individuais.
O guppy, como os seres humanos têm 23 pares de cromossomos, dos quais 22 são chamados de "autossomos" e um par de cromossomos sexuais.
Os cromossomos sexuais são de dois tipos que chamamos de X e Y. Estes cromossomos são muito importantes para nós, não são apenas os líderes para definir o sexo de cada indivíduo, mas às vezes eles são associados com os genes que determinam certas características normalmente associadas a caracteres sexuais secundários muito interessante para nós (cor, tamanho e a forma de nadadeiras, etc.)

Genes dominantes e recessivos

Gregor Mendel que estudou a transmissão de herança genética através das ervilhas percebeu certas peculiaridades que ocorrem na transmissão de características de pais para filhos.
Se tomarmos dois animais da mesma espécie, por exemplo, uma de cor azul e amarelo e realizamos um cruzamento entre eles, seria de esperar que seus filhos fossem verdes e em alguns casos é assim (genes de dominância intermediaria ), mas no maioria dos casos isso não é verdade, predominam as características de um pai.
Esta situação tem sido estudada por exemplo, no caso de albinismo. Se nós cruzamos uma coloração de guppy albina com uma chamada normal todos os descendentes serão normais, pelo menos visualmente ( fenótipo ).Então dizemos que a característica cor normal é dominante em relação ao albinismo e, portanto, o albinismo é recessivo para as cores normais.
A aparência é o que chamamos de fenótipo, enquanto que a herança genética de cada indivíduo é o que chamamos de genótipo.
No entanto, esta primeira geração de filhos (F1), apesar de seu fenótipo coincidir com a cor normal do guppy, eles permanecem portadores de genes de albinismo e, portanto, são capazes de transmitir aos seus descendentes F2.
Genes dominantes vão representar uma letra maiúscula, enquanto os recessivos serão representados por uma letra minúscula.

Imagem

Recombinação genética..................................................Recombinação genética -
Dominância Intermediária...............................................Dominante X Recessivo

Quando dois membros de um par de genes são iguais, então dizemos que o organismo, neste caso, o guppy é homozigoto para aquele caráter particular. Quando os dois membros são diferentes, independentemente do fenótipo, vamos dizer que este animal é heterozigoto.
Isso nem sempre é fácil, porque há certas características que dependem da ação conjunta de vários genes, então as combinações possíveis se multiplicam em progressão geométrica. Em outras ocasiões, a ação de um determinado gene modifica a ação do efeito de supressão de outros.

Características ligadas ao sexo

Como já dissemos anteriormente, de 23 pares de cromossomos que um guppy, 22 pares são idênticos, enquanto há um último par de cromossomos desiguais que chamamos de cromossomos sexuais e representadas por X e Y.
A primeira característica importante deles é que define os cromossomos sexuais e os mecanismos são os indivíduos que explicado abaixo:
Como mencionado anteriormente, gametas (óvulos e espermatozóides) têm somente a metade da composição genética, porque são projetados para serem combinados com os seus homólogos do outro progenitor, a fim de definir um novo indivíduo com herança genética completa.
Os óvulos têm um cromossomo X é o sexo, enquanto que o esperma pode ser de dois tipos, X ou Y.
Combinado há dois casos. X que um espermatozóide fertiliza o óvulo, para que a herança genética dos ovos seja XX, neste caso o indivíduo resultante é uma fêmea. Se ao invés disto, o espermatozóide que fertilizar o ovo for um espermatozóide Y, então o ovo será XY e o indivíduo resultante será masculino.
Esta é a primeira conseqüência imediata deste caso específico, porém muitas vezes esses cromossomos são associados com um outro conjunto de características herdadas e será importante verificar se estas características estão associados com cromossomos X ou Y.
Por exemplo, se uma característica particular está associada ao cromossomo Y só está presente entre machos e, portanto, podem ser transmitidas por eles. Se, no entanto esta característica está ligada ao cromossoma X podem ser originários de ambos os sexos, e transmitidas à prole de ambos os pais.
Imagine uma variedade de guppies com metade de um corpo negro (HB) eo recurso de "Half Black" está ligada ao cromossoma X. Em seguida, cruzamos um feminino homozigoto XX com um macho que não tem nenhuma cor que chamaremos de XY.
A prole será XX ou XY. Se esta característica é dominante, ela estará presente em todos os peixes, embora tenhamos Xx fêmeas heterozygous que podem transmitir as cores normais para sua prole.
Se usarmos uma fêmea xx com coloração normal para o cruzamento e um macho XY HB com herança genética, a prole pode ser XX ou XY, assim que nós encontraremos fêmeas HB heterozigotos e machos de coloração normal.
Se, no contrário, está ligada às características cromossómicas e, em seguida, os resultados variam muito, pois só o sexo masculino e apenas ele irá apresentar a característica.

Mutações

São as mudanças no DNA que são produzidos espontâneamente.
Às vezes, pequenas mudanças ocorrem em cadeias de ADN que não alteram a expressão dos genes-alvo e são chamadas de mutações silenciosas.
Em outros momentos, as mudanças são importantes e podem levar os indivíduos geralmente menos bem equipados do que os originais, ao desaparecimento pela seleção natural, por vezes, o resultado é um melhor indivíduos mais apto à sobreviver em determinadas circunstâncias, esse fenômeno é subjacente à teoria da evolução das espécies.
No nosso caso, o nosso peixe para viver protegido dos predadores por nós mesmos, no ambiente selvagem eles seriam uma presa fácil, como o véu ou peixes em cores brilhantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário